Publicador de conteúdo

TERMINAIS : Pesquisa investiga estruturas física,jurídica e administrativa em MT

A Ager-MT vai percorrer 30 municípios pólo in loco

Autor: Suzi Bonfim - Assessoria Ager-MT
Ajustar tamanho do texto: +|-| Normal

Um levantamento, in loco, nos 30 municípios pólo do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso (STCRIP) e, por email, junto às 111 prefeituras do interior do Estado sobre a infraestrutura e forma de operação dos terminais rodoviários e/ou pontos de embarque do transporte intermunicipal, está sendo feito pela Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT).

Esta semana, a agência deu início ao envio dos questionários por email para os municípios e, em agosto, os pesquisadores da Fundação Ricardo Franco vão visitar as cidades pólo. "Este é o primeiro passo do governo do Estado para a elaboração de um modelo de operação dos terminais. Depois deste diagnóstico, os terminais vão ser legalizados e fiscalizados pela Ager-MT como parte do processo de melhoria do sistema", explicou o presidente da autarquia, Carlos Carlão Nascimento.

Um dos questionamentos mais importantes se refere à situação jurídica e administrativa do terminal ou ponto de embarque e desembarque de passageiros nos municípios. Localização, área, serviços oferecidos aos usuários, plataforma, estacionamento, sinalização e uma série de outros detalhes também fazem parte da pesquisa.

Como em Mato Grosso há diversas situações em vigor, como terminais públicos concedidos à iniciativa privada pelo município e pelo estado, privados sem interferência do setor público e, ainda, homologados pelo governo estadual, a meta é determinar um padrão e regularizar a operação. "Onde os municípios já licitaram o serviço, o Estado pode apenas homologar o que existe e, onde não houver concessão, se abre o processo de licitação para posterior regulamentação e fiscalização por parte da Ager-MT", destaca Carlão Nascimento. A expectativa é definir o modelo ainda este ano.

CENÁRIO ATUAL – Dados da Agência de Regulação apontam que, atualmente, Mato Grosso tem 79 terminais rodoviários e 62 pontos de embarque e desembarque de passageiros. A maioria concedida pela prefeitura para a iniciativa privada, alguns operados pelo próprio Poder Executivo e outros por empresários locais. O terminal em Cuiabá é o único que já foi objeto de concessão do governo do Estado, outros dois, nos municípios de Cáceres e de Itaúba, são homologados pelo Executivo estadual. Além destes, Barra do Garças, Rondonópolis, Juína e Sinop estão entre as cidades do interior com melhor estrutura neste sentido.

Para ver as notícias antigas clique aqui.