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Energisa Mato Grosso registra mais de 700 mil reclamações no ano de 2016

Andrey henrique C.

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Energisa Mato Grosso registra mais de 700 mil reclamações no ano de 2016

A Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A, concessionária responsável pelo serviço público de distribuição de energia elétrica no Estado de Mato Grosso, registrou no ano de 2016 um total de 702.346 reclamações.

Esses dados oficiais são disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, por meio da publicação “Ouvidoria Setorial em Números 2017: Aspectos técnicos e comerciais”.

Essas reclamações foram registradas por meio dos canais de atendimento da distribuidora, ouvidoria da distribuidora e por meio da ouvidoria da ANEEL e AGER, conforme demonstra a tabela abaixo. Não estão contabilizadas reclamações registradas no PROCON, no Judiciário ou em outras esferas.

Fonte: ANEEL

Fernando Gadenz, Coordenador Regulador de Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso – AGER/MT, esclarece que as reclamações registradas no “1° nível distribuidora” são aquelas oriundas dos diversos canais de atendimento ao público que a Energisa Mato Grosso disponibiliza a seus consumidores, tais como Agências de Atendimento Presencial, Call Center (0800 6464 196), Atendimento virtual (site e aplicativo), entre outros. Esses canais são responsáveis por prestarem informações, registrarem reclamações e/ou solicitarem os serviços desejados pelos consumidores.

Já a “Ouvidoria da distribuidora” é um canal disponibilizado pela própria distribuidora (0800 65 1111) para tratar assuntos que não foram solucionados no 1º nível, ou para aqueles que não ficaram satisfeitos com a resposta inicial.

Ainda segundo Gadenz, caso nenhum dos dois canais sejam suficientes para que o consumidor tenha a sua demanda resolvida, existe a Ouvidoria da ANEEL e AGER (0800 727 0167), que, como Agências Reguladoras, irão buscar subsídios para a solução do conflito apresentado pelos consumidores.

A ANEEL é uma agência reguladora federal que possui a competência de regular o setor elétrico brasileiro. Por meio de Convênio com o Estado de Mato Grosso, a ANEEL delegou parte de sua competência, atribuindo à AGER/MT as funções de fiscalização dos serviços de geração e distribuição de energia elétrica, bem como de ouvidoria, que busca dirimir os conflitos, na esfera administrativa, entre agentes e consumidores.

Consumidores que tiveram aparelhos queimados em decorrência de raios ou quedas de energia elétrica podem solicitar o ressarcimento. A solicitação deve ser feita junto ao 0800 6464 196 no prazo de até 90 (dias

Para mais informações sobre as reclamações ou outros assuntos do setor elétrico acesso o site da ANEEL www.aneel.gov.br