Posse da nova Diretora de Energia e Saneamento da AGER

Andrey henrique C.

AGER/MT: QUANDO A TRANSFORMAÇÃO ACONTECE, O RESULTADO APARECE

A AGER/MT é uma autarquia do Governo de Mato Grosso e tem a finalidade de regular, normatizar e fiscalizar os serviços públicos concedidos.

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER/MT), atualmente presidida por Eduardo Moura, está investindo para garantir segurança jurídica aos empreendedores, a fim de que possam oferecer à sociedade serviços públicos de boa qualidade a preços módicos.

A AGER/MT é uma autarquia do Governo de Mato Grosso e tem a finalidade de regular, normatizar e fiscalizar os serviços públicos concedidos à iniciativa privada nos setores de energia, saneamento, rodovias, portos, hidrovias e transporte coletivo intermunicipal de passageiros.

Além de assegurar a qualidade do serviço prestado, cabe à AGER/MT fixar tarifas, zelar pelo equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão e atuar na mediação dos interesses dos concessionários, dos usuários e do Estado.

A gestão de Eduardo Moura, nomeado pelo governador Pedro Taques com mandato até 2020, tem como meta ampliar a capacidade técnica e operacional da AGER/MT. Em 2016, instalou mais um canal de atendimento ao público, junto à Rodoviária de Cuiabá. Buscou fortalecer a imagem da autarquia, promoveu a transparência das ações, com rotina de reuniões semanais da Diretoria e comunicação contínua com coordenadores de regulação e funcionários.

Com a participação de seus servidores, a AGER/MT está elaborando seu planejamento estratégico e começa a implantar a gestão para resultados. A idéia é agir proativamente na identificação e solução dos problemas, estabelecer metas com indicadores de monitoramento, responsáveis e prazos e melhorar continuamente. Moura também ativou a Coordenadoria Reguladora de Saneamento, com a proposta de contribuir de forma efetiva para a melhoria dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Mato Grosso.

Outra decisão foi a indicação da Engenheira Gisele Rios para a Diretoria Reguladora de Energia e Saneamento. Ela é servidora pública concursada, Analista Reguladora da AGER/MT há 15 anos, e doutora em Engenharia Elétrica. A condução de servidores públicos para ocuparem cargos de Direção é um fato inédito, só ocorrido no Governo Taques.

Após ser empossada pelo presidente Eduardo Moura, Gisele Rios agradeceu os presentes, entre eles o matogrossense José Jurhosa Jr, Diretor da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica em Brasília. Ele veio a Cuiabá especialmente para a posse da nova Diretora da AGER e ministrou a palestra "Análise de Impacto Regulatória na ANEEL e Ética na Regulação".

O Governo de Mato Grosso almeja modernizar e fortalecer sua Agência de Regulação, tornando-a estrategicamente dirigida. A AGER/MT está adotando melhores práticas para entregar valor à Sociedade. "Isto é muito importante, pois não lidamos com o que é nosso, nós lidamos com o que é de todos", afirmou Eduardo Moura.