Pular para o conteúdo
Voltar

A AGER – MT TEVE PARTICIPAÇÃO DIFERENCIADA E DE DESTAQUE NO MAIOR CONGRESSO DE REGULAÇÃO DO BRASIL.

ASCOM | AGER-MT

$imgCred
A | A

Foram mais de 800 pessoas a transitarem, nos dias 10,011 e 12 de Novembro, pelo Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), durante a 12a. edição do maior evento sobre temas regulatórios da América Latina, o Congresso Brasileiro de Regulação, realizado a cada dois anos pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação).

Ao longo de três dias, o encontro contou com uma extensa programação, apresentação de trabalhos técnicos, painéis, mesas redondas e debates temáticos. Em paralelo, também ocorreu a 6ª edição da Expo ABAR, espaço destinado à exposição institucional dos participantes do evento, que teve como objetivo a troca de experiências e o desenvolvimento de novos projetos. Pela primeira vez desde o início da pandemia, as principais agências reguladoras do país, concessionárias e prestadoras de serviço público se reuniram presencialmente para debater desafios e investimentos na área de infraestrutura.

A agência contribuiu significativamente com o evento, e pela primeira vez de forma histórica, com as quatro importantes participações:

Participação no painel – "Ampliação Da Capacidade Institucional Para A Regulação No Brasil: Resultados, Experiência E Perspectivas." onde a Ager - MT compôs o painel em conjunto com a CGU,  apresentando o tema "Uso do Diagnóstico de Capacidade Institucional para A Regulação – (Relatório de Avaliação Da CGU) como Elemento de Planejamento para a Melhoria da Maturidade Regulatória,” apresentado pelo Presidente Regulador Luis Alberto Nespolo.

Participação no painel – “ Marco Regulatório das Ferrovias Estaduais”, onde a Ager - MT fez a apresentação sobre o Sistema Ferroviário Estadual, numa linha do tempo desde a criação do marco legal estadual que criou o SFE (Sistema Ferroviário Estadual), demonstrando todas as etapas percorridas pelo Estado de Mato Grosso, até a assinatura de contrato com a Autorizatária.  Sendo este tema de grande participação pela atualidade e vanguardismo do mesmo. Foi apresentado pelo Presidente Regulador Luis Alberto Nespolo em compartilhamento com o Líder da Unidade de Normatização da Ager – MT Jossy Soares Santos da Silva.

  

Participação com Trabalho Técnico: ”Estudo de Caso da Revisão da Norma Processual de uma Agência Reguladora Estadual”

Participação com Trabalho Técnico: “Ranking DGC X Ranking IASC: Análise do Distanciamento da Qualidade da Continuidade em Relação a Quantidade Percebida”,  ambos os trabalhos foram apresentados pelo Coordenador de Energia da Ager - MT, Thiago Bernardes.

 

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso, participou do evento com sua equipe, dentre eles diretores, coordenadores e analistas reguladores, com Stand próprio onde ocorreu apresentação de forma contínua de  filmes de boas práticas regulatórias e  de divulgação do Estado de Mato Grosso, trocar material de cunho regulatório, fazer importantes reuniões com parceiros em termos de Cooperação e outras agências  regulatórias e exposição de inovações regulatórias, cabendo destaque ao programa “Turismo legal e Fiscalização de Barragens por Drone” e reunião com a ANEEL pautando o aprimoramento do Termo de Cooperação.

 

O Presidente Regulador manifestou que: “foi um evento de grande importância tanto para os Servidores da Agência se capacitarem nos temas pertinentes as suas áreas de atuação, pois o Congresso apresentou uma grande profundidade e envergadura nos temas e atua bem como de fortalecimento institucional da Ager – MT frente a outras Agências Infranacionais. Esperamos colher bons frutos no aumento de nossa capacidade regulatória com a implantação das boas práticas capturadas no evento e que tenhamos bons temas para continuar contribuindo de forma significativa, nos próximos eventos da ABAR”.