Pular para o conteúdo
Voltar

Ager participa da assinatura do contrato para a construção da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso

A Agências Estadual de Regulação dos Serviços Públicos e Delegados de Mato Grosso, será responsável pela regulação do contrato.
ASCOM

- Foto por: ASCOM
A | A

O governador Mauro Mendes e o CEO da Rumo S/A, João Alberto Fernandez de Abreu, assinaram nesta segunda-feira (20.09) o contrato de adesão para a construção, implantação e exploração da 1° ferrovia estadual de Mato Grosso. A assinatura e respectiva construção da ferrovia são um marco para a história de Mato Grosso e um exemplo para os estados brasileiros.

 

Também participaram da assinatura o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, e o Diretor Regulador da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), Wilber Norio Ohara, em substituição ao Presidente Regulador Luis Alberto Nespolo, durante o evento que reuniu senadores, deputados federais, deputados estaduais, secretários de Estado, prefeitos e outras autoridades no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. 

A construção da ferrovia prevê 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). 

O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual. A partir do início das obras, previsto para o ano de 2022, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager) ficará responsável pela fiscalização do andamento dos serviços.

Uma vez implantada, a Rumo Logística fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.

Estiveram presentes:

Diretor Regulador de Transportes e Rodovias: Paulo Henrique Monteiro Guimarães 

Diretor Regulador de Energia e Saneamento: Wilber Norio Ohara 

Diretor Regulador de Ouvidoria : José Rodrigues Rocha Júnior

Advogado Geral Regulador: Felippe Tomaz Borges