Ouvidoria estreita relação entre munícipios e população

Ascom | Ager-MT

- Foto por: Ascom/ Ager

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) através da diretoria Reguladora de Ouvidoria encaminhou ofícios no final de 2019 a todos os prefeitos dos 141 municípios de Mato Grosso, para acompanhar a execução dos contratos celebrados do transporte intermunicipal de passageiros no Estado. O objetivo da aproximação é ouvir as prefeituras municipais sobre a efetividade da prestação de serviços do transporte coletivo intermunicipal de passageiros na cidade. Esse é mais um meio de comunicação com o cidadão, considerado o parceiro ideal para melhorar a qualidade dos serviços públicos.

Ainda, a Ager-MT deve estimular o aumento da qualidade e produtividade do serviço Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiro e, para isso é importante que a Prefeitura Municipal realize a avaliação, no que tange a prestação dos serviços, quanto a: preservação ambiental; conservação dos bens e equipamentos utilizados no serviço; existência do transporte irregular não concedido ou não autorizado; prestação de serviço com qualidade nas condições previstas em lei e no contrato; valor das tarifas adequado a prestação do serviço ou se há necessidade de proceder a fixação, revisão e reajuste das tarifas; cumprimento do valor da tarifa; existência de queixas, reclamações e conflitos por parte dos usuários.

Neste sentido, o novo sistema irá desempenhar um papel estratégico: o de estabelecer o primeiro contato com o cidadão. Ouvir sua opinião, sua crítica, suas dúvidas, anotar as denúncias ou elogios e encaminhá-los ao setor competente para apuração. Também acompanhará as demandas registradas, elaborar relatórios para a direção do órgão e prestar a quem a procurou os esclarecimentos solicitados.

De acordo com o diretor Ouvidor, José Rodrigues, o contato com as prefeituras já surtiu efeitos, já está sendo feita a divulgação dos meios de comunicação da Ager e disseminado em toda região mato-grossense, esse é o novo modelo de trabalho da Agência Reguladora.

"Agradecemos ao prefeito Sidinei Custódio da Silva, de Curvelândia, pela divulgação dos contatos da Ager-MT para que a população possa nos auxiliar no acompanhamento dos serviços prestados pelas concessionárias do transporte intermunicipal. A parceria fortalece a relação institucional na busca pela melhor prestação de serviços para a sociedade." afirma o diretor Regulador de Ouvidoria, José Rodrigues.

Para falar diretamente com a Ouvidoria, o cidadão pode enviar e-mail para ouvidoria@ager.mt.gov.br ou ligar para os telefones 0800 647 6464, (65) 3618-6100, (65) 98435-7458 (WhatsApp).

Ofício encaminhado às prefeituras