Fábio Calmon assume cargo de diretor na ABAR

ASCOM | AGER-MT

- Foto por: ascom/ager

O presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso (Ager-MT), Fábio Calmon, teve o nome aprovado unanimemente pela diretoria da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), no mês de dezembro, para ocupar o cargo de diretor na Associação. Calmon foi indicado pelo presidente da Associação, Fernando Alfredo Rabello Franco. O mandato é válido por um ano.

A ABAR é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza não partidária, que tem como objetivo promover a mútua colaboração entre as agências reguladoras associadas e os poderes públicos, na busca do aprimoramento da regulação e da capacidade técnica, contribuindo para o avanço e consolidação da atividade regulatória em todo Brasil.

Com uma gestão imbuída e voltada a áreas do serviço público delegado, a Ager tem garantido melhorias para o Estado de Mato Grosso. O presidente da Agência já colhe frutos da boa gestão. Segundo ele, ter o seu nome aprovado e fazer parte de uma diretoria de peso no âmbito da regulação é sem dúvida uma conquista para o Estado.

“Estou feliz que a diretoria da ABAR está de olho nas agências, vê o trabalho que estamos realizando e o quanto isso impacta na vida da sociedade. A Associação Brasileira das Agências de Regulação, que é na verdade muito importante, une não só as agências estaduais, mas, principalmente as federais, as municipais, ou seja, de todo Brasil e, tem um papel fundamental na troca de informações e na busca da legalidade. A diretoria formada por 6 diretores tem o papel de voto na associação nas decisões que são tomadas pela ABAR, hoje estou oficialmente como diretor da ABAR e isso é muito importante para o estado de Mato Grosso pois sou o único representante da ABAR aqui do estado. Estou muito feliz, é um avanço para o estado de Mato Grosso e um currículo muito importante para minha vida profissional”, disse o presidente.

Perfil

Fábio Calmon nasceu em 1978, em Cuiabá, casado, graduou-se em direito na Universidade de Cuiabá (UNIC), em 2003. Concluiu as pós-graduações em Gestão Pública (UNIC), Administração, Fiscalização e Auditoria de Obras Públicas (Faceted) e Gestão Pública (Faculdade Afirmativo) em 2006, 2009 e 2015 respectivamente. Graduou-se em Engenharia Civil na UNIASSELVI, em 2019.

Atuou na Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra) como Gerente de Programas Federais, Advogado, Coordenador de Apoio de Programas Especiais, Chefe de Unidades Especiais II e Secretário Adjunto de Transporte Intermunicipal e Concessões.

Também foi Diretor Nacional do Projeto da Unops dentro da ONU em Mato Grosso, em 21 de junho de 2017.

Em 2018, tomou posse como presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager-MT).