Ager-MT participa de Encontro Técnico sobre Logística Integrada para o desenvolvimento do Corredor Centro-Norte do Brasil

ASCOM | AGER-MT

- Foto por: Ascom/Ager-MT

ASCOM | AGER-MT

Na última terça-feira (03), a coordenadora Reguladora de Rodovias, Portos e Hidrovias da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), Jucemara Carneiro Marques Godinho, participou da viagem de trem de passageiros pela Ferrovia de Carajás da Vale S/A, coordenada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável dos Corredores Logísticos  (ADECON), em São Luís do Maranhão (MA).

A viagem de Açailândia (MA) à São Luís (MA) integrou a Programação do “XXXII Encontro sobre o Corredor Norte Logística Integrada para o Desenvolvimento”, onde foram debatidos a logística integrada para o desenvolvimento do canal de escoamento estratégico para o país, que foi realizado na quarta-feira (04), na sede do Sebrae, em São Luís.

Um vagão exclusivo de trem de passageiros da Vale S/A foi reservado para os 33 representantes dos Governos Federal e dos Estados do Tocantins, Pará, Mato Grosso (representado pela Ager), entre os quais o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)  Adalberto Tokarski e de entidades privadas. Durante a viagem os convidados assistiram quatro palestras que integram a temática da edição do “Encontro sobre Logística Integrada para o Desenvolvimento”.

Entre as autoridades presentes na Comitiva, estavam o secretário de Estado do Tocantins, César Hanna Halum, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Ângelo Marzola Junior, o presidente do Conapra (Praticagem),  Gustavo Henrique Alves Martins, o diretor-presidente da empresa Companhia Operadora Portuária do Itaqui, Carlos Roberto Fizoli,  Antônio Carlos Silva Ferreira, da APEX Brasil; Carlos de Almeida Queiroz, da BR-Distribuidora: Marcos Gonçalves, da Interoceânica; o gerente-geral de Fomento da VLI, Eduardo Calleia Junger; Francisco Olavo Batista de Souza, da CONAB, o diretor de Planejamento da Sudeco, Joao Balestra do Carmo Filho e Roberto Oliveira Pinto, da Vale S/A.

O convite feito pela ADECON diretamente para a Coordenadora de Rodovias, Portos e Hidrovias da Ager-MT para a participação nesse evento é em função da expertise que os Analistas Reguladores da Agência Reguladora Estadual têm demonstrado em Mato Grosso também nesta área de conhecimento. Os assuntos discutidos são de extrema importância para o Estado e o planejamento logístico tem muito a contribuir com o seu desenvolvimento.

Apesar do número reduzido de Analistas Reguladores no quadro técnico da Ager, os mesmos têm demonstrado uma vasta experiência em Planejamento e Projetos nas suas áreas de atuação.

O Corredor Centro-Norte liga, por vias multimodais, os Estados do Maranhão e Tocantins, possibilitando o escoamento da produção de grãos do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e da região de Mato Grosso, Pará e Goiás pelo Terminal Portuário de São Luís/MA. O objetivo foi conhecer de perto parte da infraestrutura do Corredor de Exportação da região.

Nesse encontro foram abordados temas que destacam o Porto de Itaqui como estratégico para o Arco Norte, a logística intermodal, as cadeias produtivas e várias oportunidades em termos de relação comercial com a empresa de administração portuária, onde foram intensificados os diálogos em busca de soluções inovadoras.

Fonte: ESALQ-LOG (2017) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE (2017)