Pular para o conteúdo
Voltar

Palestra marca adesão da Ager-MT ao movimento Outubro Rosa

ASCOM | AGER-MT

- Foto por: Matheus Cunha
A | A

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores, sabendo disso a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) recebeu na tarde desta terça-feira (01) a equipe da MTmamma Amigos do Peito.

A palestra marca a adesão da Ager-MT ao movimento Outubro Rosa que representa a luta contra o câncer de mama envolvendo a participação popular, de empresas e entidades.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o Brasil, em 2018, são esperados 59.700 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

De acordo com a diretora de Energia, Gisele Rios, embora a campanha enfatize o câncer de mama feminino, os homens também devem se preocupar em fazer o autoexame, pois as glândulas mamárias estão presentes tanto em pessoas do sexo feminino quanto do masculino.

“Ainda que a incidência seja menor, a gravidade é a mesma. Estima-se que para cada 100 casos de câncer feminino é diagnosticado um caso de câncer de mama masculino. Se detectado precocemente existe 95% de chance de cura”, diz a diretora.