Ager realiza palestra para alunos do IFMT de Várzea Grande

Grupo recebeu explicações do presidente sobre o funcionamento do órgão

- Foto por: ASCOM

Um grupo de cerca de 30 alunos do curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) visitou a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Ager) na última quarta-feira (29), para uma aula de fixação na sede da agência. A atividade fez parte da disciplina Direito Administrativo.

Na visita à Ager os alunos tiveram oportunidade de conhecer o funcionamento do órgão autárquico e a atuação do gestor público. Os alunos também receberam explicações do ponto de vista organizacional (estrutura organizacional, atribuições, formas de atuação, organização dos setores, gestão de pessoas, capacitação de servidores), e outros.

O presidente da Agência Reguladora também apresentou as atividades finalísticas, como, articulação com os demais setores e secretarias, planejamento e gestão de políticas públicas, e instrumentos de planejamento e gestão.

“O serviço público primeiramente tem que ser desenvolvido por pessoas que possuem um espírito de colaboração o que só acontece, de fato, quando todos os funcionários estão envolvidos no mesmo processo.  Ao longo da minha carreira descobri que se queremos mudar algo temos que estar dispostos a enfrentar desafios e, não existe nada mais gratificante que fazer algo útil para a sociedade. É um trabalho de “formiguinha”, mas quando vemos o objetivo alcançado nos damos conta do quanto é importante saber gerir. Que os estudantes vejam a importância de se ter zelo pela coisa Pública e sejam honestos, sensatos e capacitados para a posição, afinal, a população é sem dúvida o nosso maior foco, são eles que pagam os impostos, portanto merecem o melhor serviço”, falou.

A professora Hellen Caroline Ordones Nery Bucair, Raniere Moreira, do Tecnólogo em Gestão Pública do Instituto Federal, afirmou que os alunos têm participado de discussões sobre os desafios de coordenação governamental para a produção e gestão das políticas públicas.

“Antes de tudo, queremos agradecer a organização da Ager por nos receber, consideramos de extrema relevância para a formação dos estudantes ter um contato mais direto com as práticas de gestão pública e dinâmicas de planejamento público empreendidas por este órgão, estreitando as relações entre teoria e prática e criando uma experiência significativa de formação”, afirmou a professora.

O encontro com os alunos aconteceu na Sala de Reuniões. Participaram também das apresentações a diretora de Regulação de Energia e Saneamento da Ager, Gisele Rios, o coordenador de Transporte e Rodovias, Fernando Gadenz e setor de Comunicação.